Skip to content
Aprenda Porque a Publicidade Online é Fundamental para o Sucesso do seu Negócio

As pequenas e médias empresas, e negócios, lutam cada vez mais para se destacarem num mercado competitivo, tanto a nível local como a nível global. Durante as minhas pesquisas, deparei-me com uma ferramenta eficaz que muitas empresas portuguesas ainda estão a ignorar: a publicidade online.

Enquanto algumas empresas aproveitam a corrente situação económica para aumentar a sua visibilidade e atrair mais clientes, outras estão a perder oportunidades valiosas de negócio ao não investir em publicidade online.

Se é uma dessas empresas que ainda não está a investir em publicidade online, este artigo é para si. Aqui, iremos explorar por que a publicidade online é uma ferramenta essencial, dentro da sua estratégia de marketing digital, para qualquer empresa que deseje crescer e alcançar os seus objetivos.

Dados sobre a Publicidade Online em Portugal em 2023

Alguns dados sobre o online em Portugal segundo o “The state of digital in Portugal in 2023” da DataReportal

  • existem cerca de 8.73M utilizadores de internet em Portugal, em média cada um desses utilizadores gasta 7h37m diariamente na internet
  • existem cerca de 8.05M utilizadores activos de redes sociais em Portugal, cada um desses utilizadores passa em média 2h25m diariamente nas redes sociais
  • 47.1% procura activamente nas redes sociais informações sobre marcas, produtos e serviços
  • As 3 redes sociais mais utilizadas em Portugal são todas da plataforma Meta: Whatsapp (87.8%), Facebook (83.9%) e Instagram (81.6%). O tão falado TikTok queda-se pelo 5º lugar com 46%
  • As 3 redes com maior audiência são o Youtube (7.43M), Facebook (5.90M) e Instagram (5.3M)
  • 37.6% dos utilizadores descobre marcas, produtos ou serviços através de pesquisas online nos motores de busca (Google, Bing, etc), 31.5% através de anúncios em redes sociais e 23.5% em anúncios da rede display (banners em sites parceiros da Google, Bing, etc)
  • 15% dos utilizadores clicou em publicidade em redes sociais nos últimos 30 dias e 12,5% clicou num anúncio na rede display
  • Em Portugal investiram-se cerca de 860M€ em anúncios online (redes sociais, search e display) no ano passado, o que já significa quase 58% do investimento total em publicidade feito no nosso país
https://datareportal.com/reports/digital-2023-portugal

A acrescentar a estes dados, o relatório “Os Portugueses e as Redes Sociais”, realizado pela Marktest em 2022, afirma que:

  • 80% dos utilizadores recordam ter visto publicidade nas redes sociais
  • Mais de um terço dos utilizadores costuma clicar em anúncios nas redes sociais

Um enorme Potencial Inexplorado

Com base nos dados apresentados na secção anterior, é visível que muitas pequenas e médias empresas em Portugal ainda não estão a aproveitar todo o potencial da publicidade online para alcançar os seus objetivos de negócios. Isso pode prejudicar a sua capacidade de crescer e evidenciar-se num mercado cada vez mais competitivo, tanto a nível local como a nível global.

Cerca de 47,1% dos utilizadores de redes sociais procuram activamente informações sobre marcas, produtos e serviços. Isso significa que há uma grande oportunidade de alcançar potenciais clientes através de uma boa presença online reforçada com publicidade online. Mais de um terço dos utilizadores de redes sociais em Portugal costumam clicar em anúncios, logo, pode estar a perder oportunidades valiosas de negócios por não aparecer à frente desses potenciais clientes.

É importante notar que, embora o investimento em publicidade online esteja a crescer em Portugal, muitas pequenas e médias empresas (e negócios locais) ainda não estão a alocar um orçamento para fazer marketing de forma estratégica e contínua. O investimento em publicidade online é aquele que lhe pode dar o maior retorno com o menor investimento, além disso, pode verificar quase em tempo real o resultado das suas campanhas, e ajustá-las de forma a obter os melhores resultados.

“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda.”
– Henry Ford

A falta de investimento em publicidade online pode levar a empresas a perderem oportunidades valiosas de negócios e a ficarem para trás na competição com outras empresas que já adoptaram uma estratégia de marketing digital mais agressiva. Além disso, uma presença online forte e uma estratégia de publicidade online podem ajudar as empresas a aumentar a sua visibilidade, alcançar novos clientes e construir uma base de clientes fiéis. Sem essa presença, as empresas podem ter dificuldade em manter-se relevantes e atrair novos clientes, o que pode afetar negativamente o crescimento e a lucratividade a longo prazo.

Uma Necessidade Crescente para todos os negócios

Assim, investir em publicidade online é uma necessidade para qualquer empresa que deseje crescer e competir no mercado actual. As vantagens de uma estratégia de publicidade bem-sucedida são inúmeras, incluindo aumento da visibilidade da marca, geração de leads qualificados, aumento das vendas e do tráfego no website, entre outros.

Muitas empresas globais já perceberam a importância da publicidade online e estão a investir há muitos anos em campanhas publicitárias de sucesso, como a Amazon, a Nike, a Coca-Cola, entre outras.

Falando do mercado nacional, algumas empresas portuguesas têm feito um bom trabalho na área de publicidade online. Podemos destacar algumas empresas como a Sonae MC (por exemplo o Continente tem mais de 40 campanhas activas na plataforma Meta Ads aquando da publicação deste artigo) a NOS e a Delta Cafés.

E não tem que ser uma empresa enorme para fazer publicidade online: na Ad Library da Meta pode encontrar negócios locais que utilizam esta ferramenta e que investem algumas dezenas de euros mensalmente para fazer crescer o seu negócio. Alguns exemplos de anúncios de negócios locais activos agora no Meta Ads (Março 2023):

Só falta o seu. E apenas estamos a falar da plataforma Meta Ads!

Não investir em publicidade online pode significar perder oportunidades valiosas de negócios e ficar para trás na competição. É necessário que as empresas portuguesas se consciencializem sobre a importância da publicidade online e aloquem um orçamento para investir nessa estratégia de marketing.

Publicidade Online: Facebook Ads

Está pronto para dar um salto à frente da Concorrência?

Resumindo, são pelo menos 10 as vantagens de investir em publicidade online:

  1. Aumento da visibilidade da marca.
  2. Segmentação precisa do público-alvo.
  3. Maior alcance e audiência.
  4. Geração de leads qualificados.
  5. Aumento do tráfego no seu site e nas suas redes sociais.
  6. Melhoria no posicionamento nos motores de busca.
  7. Possibilidade de monitorização e análise de resultados em tempo real.
  8. Controle total sobre o orçamento e os gastos em publicidade.
  9. Personalização dos anúncios de acordo com o perfil do público.
  10. Possibilidade de criar campanhas com diferentes objectivos e formatos, como anúncios de texto, display, vídeo, entre outros.

Comece já a investir em Publicidade Online!

Não espere mais para começar a investir em publicidade online e levar o seu negócio ao próximo nível. Estou pronto para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia personalizada que se adapte às necessidades da sua empresa e do seu público-alvo. Contacte-me hoje mesmo para agendar uma consulta gratuita e comece a ver os resultados positivos da publicidade online para o seu negócio. Juntos, podemos ajudar a sua empresa a prosperar no mundo digital.