Skip to content
1.000 fãs verdadeiros

Não sendo propriamente um guru do marketing, Kevin Kelly, fundador da conhecida revista WIRED, num texto de 2008 previu e resumiu a verdadeira essência da economia da atenção/criação que, mais tarde, viria a emergir em toda a força através da influência das redes sociais. 1,000 True Fans (“1. 000 fãs verdadeiros” numa versão em pt-br de Bruno Picinini aqui) defende que o foco (bem como o retorno monetário) deve estar na criação de uma comunidade de verdadeiros fãs.

“To make a living as a craftsperson, photographer, musician, designer, author, animator, app maker, entrepreneur, or inventor you need only thousands of true fans.”

Para tal, não teremos que embarcar em vanity metrics de milhões de seguidores mas sim em preocupar-nos com apenas aqueles que realmente procuram, e dão valor, aquilo que temos para oferecer. Fica então o convite à leitura e à reflexão sobre este conceito simples de criar uma tribo de fãs. Já está a criar essa comunidade de fãs fervorosos ou tem um grupo de simpáticos desconhecidos?